Por Gastroactitud | 30 de outubro de 2017
A culinária venezuelana é uma das mais saborosas do continente americano. Este artigo é uma visão geral rápida de suas receitas mais populares. Nas próximas edições, revisaremos produtos e restaurantes da mão de Fernando Calero, um gourmet que vive e trabalha entre Madrid e Caracas.
Convidamos você a conhecer os restaurantes de culinária contemporânea de Caracas e se você gosta da culinária latina, aqui você encontrará novidades, vídeos, receitas, informações sobre ingredientes, restaurantes, etc.
A gastronomia dos povos indígenas que habitavam o que hoje é a Venezuela, estava imersa em uma mistura natural, embora induzida, com produtos e especiarias da Europa, assim como com as tradições gastronômicas de europeus e africanos.
De A a Z: receitas da culinária venezuelana
A enorme influência que a atual culinária venezuelana tem na culinária mediterrânea se deve em grande parte ao fato de os colonizadores serem principalmente espanhóis, franceses, portugueses e italianos. A riqueza dos produtos existentes no país latino-americano, aliada às receitas e técnicas culinárias que chegavam do exterior, permitiram aos venezuelanos desenvolver uma gama muito ampla de sabores, aromas e cores.
Os nomes de algumas receitas crioulas coincidem com os das preparações espanholas, mas pouco têm a ver com a especialidade que os originou. Em muitos, a evolução foi tal que é difícil referir-se à origem. Este é um dicionário de emergência que permite conhecer de relance as preparações mais populares da culinária venezuelana, uma das mais representativas da cozinha latino-americana.
Com A de A Rep.
Suas conhecidas arepas e seu prato mais típico, o “ pabellón criollo ”, são apenas a ponta do iceberg de toda uma amostra de matérias-primas e pratos tradicionais que caracterizam a culinária popular da Venezuela.
Arepa : tortilha feita com farinha de milho e recheada com diversos queijos, peixes e carnes. Também são preparados na Colômbia , onde recebem o mesmo nome, e em outros países da América Central, onde recebem nomes diferentes.
Assado preto: rosbife banhado em um molho preto espesso com um toque adocicado que o papelón lhe confere , que costuma vir acompanhado de arroz e rodelas de banana.
Asopado: sopa de arroz, que pode ser preparada de diversas formas. Os mais típicos são frango e frutos do mar.
Bienmesabe: sobremesa típica venezuelana composta por um pão-de-ló esponjoso com merengue de creme de coco. A palavra refere-se a diferentes elaborações culinárias, doces ou salgadas, dependendo do país em que é utilizada.
Bollo pelón: pão de milho recheado com caldo de carne ou frango. Uma tenda de pé muito comum que é considerada comida de rua.
Com C de C eviche
Cachapa: tortilha de milho geralmente acompanhada de espádua de porco e queijo.
Carnes em pau: carnes diferentes cozidas em brasas de madeira.
Carne desfiada: carne desfiada cozinhada com um molho que quase sempre inclui pimentão. É uma reminiscência da carne mechá andaluza.
Casabe: é um pão ázimo crocante feito com farinha de mandioca e costuma ser servido gratinado com queijo. Também é consumido na Colômbia.
Ceviche: os mais típicos são o pargo ou camarão, marinado em suco de limão e acompanhado de pimentão. Esta especialidade da qual os peruanos fizeram a bandeira, é encontrada, de uma forma ou de outra, em muitas cozinhas latinas. No México, o ceviche também é um prato muito popular. Cebola e milho, fritos ou cozidos, nunca faltam.
Chupe: sopa típica da América Latina, geralmente feita com frutos do mar, camarão, carne ou frango.
Cocadas: doce típico feito com coco e massa de leite no forno. Sua origem está provavelmente nos primeiros livros de receitas dos conventos que se instalaram em terras americanas e usavam o coco ralado para fazer doces em vez de amêndoas.
Porco frito : porco marinado e frito que se acompanha de arepas ou cachapas e molhos variados como guasacaca.
Coelho em coco: coelho cortado em pedaços e estufado em coco, receita típica da cozinha do estado de Zulia, onde fica o famoso Lago de Maracaibo.
Cruzado: sopa típica que cruza dois caldos, geralmente frango e carne bovina.
Dulce de lechoza: sobremesa tradicional feita com mamão cozido lentamente.
Com E para Empanada
Empanada: geralmente com massa de milho e que pode ser recheada com frango, cação, carne desfiada ou queijos diversos.
Salada de frango: com carne de frango , batata, cenoura, maçã e maionese.
Fosforera: sopa forte de frutos do mar com tomate e pimentão. Muito típico da Ilha Margarita onde se diz que é um afrodisíaco.
Golfeado: pão doce assado, enrolado em forma de caracol, e geralmente recheado ou acompanhado de queijo. Muito típico para o café da manhã.
Guarapita: bebida popular que combina um pouco de licor com papelón e frutas.
Guasacaca: molho nativo semelhante ao guacamole mexicano, mas com mais ingredientes (abacate, cebola, alho, salsa, pimentão, coentro, vinagre, azeite, sal, pimenta e às vezes tomate).
Com H para Hallaca
Hallaca: muito típicos principalmente no Natal, são tamales envoltos em massa de milho e recheados com caldeirada.
Cozido: sopa tradicional, geralmente frango.
Chimbos Huevos: sobremesa típica da região de Zulia feita com gema de ovo e licor.
Juan Sabroso: um doce tradicional feito a partir do cozimento lento da batata-doce.
Língua caracas: ensopado de língua no molho, muito saboroso
Mojito crioulo: molho típico à base de tomate, cebolinha, malagueta e coentro que se utiliza para acompanhar carnes e peixes grelhados.
Mojito de chivo en coco: típico guisado de cabra previamente marinado e cozido em leite de coco com pimentos doces.
Tripa: sopa espessa com variações consoante a zona do país, mas quase sempre contém algum tipo de leguminosas, vegetais e alguma carne.
Camisa preta: sobremesa típica que consiste em um pão de ló de chocolate coberto com creme inglês.
Com P para Pabellón Criollo
Pabellón criollo: popular caldeirada de feijão acompanhada de banana madura fatiada, algum tipo de boi ou porco e arroz branco.
Palo a pique: guisado com feijão branco ou vermelho e papelón, acompanhado de carne de vaca ou porco, bem como banana e arroz.
Pão de presunto: pão adoçado com papelón recheado com presunto, bacon, passas e azeitonas.
Bolo de coco: é feito no forno com coco ralado, ovos, queijo, verduras e banana.
Bolo Polvorosa: Massa doce e crocante que envolve um guisado, o mais tradicional é o frango desfiado com legumes, azeitonas e passas.
Pasticho: a versão venezuelana da lasanha, uma lembrança da presença italiana entre a população venezuelana.
Perico: ovos mexidos com cebola e pimentão muito típicos do café da manhã venezuelano.
Pernil: coxa de porco assada.
Pisca andina: sopa feita com coentro e cebolinha, misturada com leite, geralmente acompanhada de batata e ovos.
Pisillo: cação desfiado com pimenta e cebola, usado como recheio de empanadas ou arepas.
Quesillo: sobremesa à base de leite condensado e ovos, muito semelhante a um pudim. É muito popular na Venezuela, mas também nas Ilhas Canárias.
Reina pepiada: salada de abacate, frango desfiado e maionese que é um dos recheios mais típicos das arepas.
Com S para Sancocho
Sancocho: sopa forte com carnes, legumes e batata ou mandioca. É uma variação do cozido espanhol, do qual existem inúmeras variantes e cuja origem remonta ao adafine judeu.
Sanduche: é o nome dado aos sanduíches ou sanduíches.
Fatias: banana madura frita que acompanha alguns guisados ou simplesmente com queijo.
Tequeños: massa de trigo recheada com queijo para depois fritar. É a entrada mais popular da Venezuela e tem certa relação com o país de queijo brasileiro.
Tostones: banana, amassado e frito, que geralmente é servido com salada de repolho e alguns dos queijos típicos. Eles são muito populares em todos os países ribeirinhos do Caribe.
Volta à vida: um coquetel de frutos do mar com diferentes interpretações dependendo da região do país.
Convidamos você a conhecer os restaurantes de culinária contemporânea de Caracas e se você gosta da culinária latina, aqui você encontrará novidades, vídeos, receitas, informações sobre ingredientes, restaurantes, etc.
Σχόλια